segunda-feira, 31 de maio de 2010

Scania F-113, modelo em extinção.

O Scania F-113 foi um chassi de ônibus que fez grande sucesso nos anos 90 em Florianópolis, praticamente todas empresas o tinham encarroçados em carrocerias como Busscar Urbanus, Marcopolo Torino, Caio Alpha. O total de ônibus com este chassis em Florianópolis e região chegava a quase 50 até 1997, quando o modelo parou de ser produzido para dar lugar ao novo e moderno F-94HB.
Na região tivemos dois articulados F-113, sendo um Urbanus 1997 e um Torino GV 1997. Hoje em dia restam poucos desses modelos que em breve serão substituídos por modelos com motores menores e menos barulhentos, como Merecedes-Benz OF-1722, Volkswagen 15-190 etc. Abaixo segue algumas fotos de urbanos da grande Florianópolis com o chassi F-113.



Um dos 15 Urbanus F-112 da empresa Transol.

Primeira aquisição em "massa" de ônibus com chassi F-112/113, foi em 1990 pela até então recém criada empresa Transol, que de uma só vez adquiriu 15 Busscar Urbanus Scania F-112. Após isso, apenas em 1997 com os 5 Caio Alpha F-113.

Urbanus 1997 Scania F-113 da Empresa Insular, um dos 3 existentes com essa configuração.

Painel e motor do F-113, uma peculiaridade só encontrada nele, junto com o ronco inigualável.

Articulado F-113 da empresa Estrela, existem apenas dois articulados em Florianópolis, junto com o 5036 da empresa Insular, ambos do ano de 1997, na foto abaixo.


Um dos 5 Alphas da empresa Transol, comprados em 1997 junto com os articulados Volvo B10M.


Foto interna do Alpha Scania F-113

Caio Alpha do ano de 1996 adquirido pela empresa Canasvieiras, unico e exclusivo com 3 portas na região. Foi vendido no ano de 2008

Outra exclusividade da Canasvieiras: Torino GV F-113 de 3 portas, este ainda em plena atividade.

Especificações numa plaqueta anexa ao bloco do motor do F-113, veículo 1161 da empresa Canasvieiras.

A Santa Terezinha teve sua participação com os F-113 na região e no ano de 1997 adquiriu 4 urbanos com esse chassi, sendo dois Torino GV e dois Caio Alpha, além de um interurbano Alegro F-113 prefixo 435. Todos os urbanos F-113 da empresa já foram vendidos, restando apenas fotos e lembraças destes carros.

5 comentários:

Diogo de Carvalho Silva disse...

Melhor chassis urbano que ja vi.
Ronco incomparavel. Pena que nao fabricam mais essa iguaria da Scania!

Douglas Antunes disse...

De fato, não há chassis como estes! Até o barulho dos freios em ação é interessante! Ao menos ficam as fotos como lembrança...

Anônimo disse...

A Santa Terezinha ainda tem o 435 ele faz o executivo Tyson(antiga Macedo), está sempre na garagem no Sertão do Maruim.
E acho que eles ainda tem o 436 que é reserva.

Anônimo disse...

aqui no rio de janeiro também teve muito desses modelos mostrado na foto e mais , também teve ciferal gls scania f113 da empresa santa sofia ,ciferal padron rio e ciferal padron alvorada scania f112 da empresa 1001.que pena que foram embora mais sâo meus preferido ,saudade do ronco do motor f113 , hoje em dia temos que aturar esses novos chassis com esses motores com um son muito chato e muito fraco.valeu galera viva a scania f113!!!!!!

Meu site disse...

Lembro quando criança aqui em Cuiabá-MT, que passávamos café/coca-cola nos aros das bicicletas com isso ao frear fazia muito barulho na tentativa de imitar o som do freio dos Scanias que faziam linha perto de casa, era lindo o som daquele motor, nunca esqueço.