sábado, 2 de novembro de 2013

Trilha do Saquinho a Naufragados

Bom dia!

Nesta postagem vou apresentar aos trilheiros que curtem o site uma aventura a se fazer no sul da ilha num final de semana. A praia do Saquinho e Naufragados ficam no extremo sul da ilha, separadas dos demais bairros por trilhas. Para ir ao Saquinho o acesso se dá pela praia dos Açores, vizinha do Pântano do Sul, a trilha é leve, pavimentada e dura em torno de 30 minutos. 
Trilha para o Saquinho

Mas, caso esteja preparado a desafiar a mata por duas horas, pode-se fazer a travessia até Naufragados, no outro extremo sul da ilha, porém agora a trilha não é mais calçada e a mata fica mais fechada, com costões, como se pode ver na foto abaixo: 


Na metade do percurso depara-se com este lindo visual, mar agitado e muitas pedras, onde o cuidado deve ser redobrado.


No final, o caminho é compensador, pela praia de pouco movimento e com restaurantes. No final da praia ainda temos uma lagoa.

A trilha para voltar até a Caieira da Barra do Sul é mais aberta, leve, com cachoeiras e dura aproximadamente 40 minutos. 

Para fazer este passeio a minha indicação é ir de ônibus (a menos que alguém do grupo não queira fazer esforço no dia). As linhas que levam a entrada das trilhas são a 563 (pelo Pântano do Sul) e 561 (pela Caieira da Barra do Sul), as viagens duram de 25 a 40 minutos com partidas do terminal do Rio Tavares (TIRIO) e a passagem custa no cartão e no dinheiro, R$ 2,70 e 2,90 respectivamente.

Um comentário:

Douglas Antunes disse...

Renato,

Teu blog está de parabéns! Bela iniciativa de tratar de turismo, inclusive prestando o serviço completo, mapas e horários de ônibus, inclusive.

E nem preciso falar do nível das fotografias; tens um olho muito bom, e tens natural talento pra coisa!

Mais uma vez parabéns, e continua nessa linha, o blog tá um baita!

Abraço,