sábado, 17 de dezembro de 2016

CANASVIEIRAS FINAL 17

A história dos prefixos 17 na Canasvieiras começa nos anos 70. Preparei uma linha do tempo contando histórias e peculiaridades de cada um, vamos lá?

Anos 70 - A empresa adquire um Nimbus Haragano com Chassis Mercedes-Benz de prefixo 117, na época o pequeno veio na pintura pré Geipot, num misto de cores marrom, laranja e branco. Outro detalhe interessante dessa época são as rodas, também na cor da da carroceria.

Anos 90 - O Haragano ainda em operação recebia o prefixo 1117 e a conhecida pintura da empresa, na cor verde e branco. O pequeno guerreiro rodou até 1996.

1996 - O prefixo 1117 foi renovado com um Caio Alpha Scania F-113. O bruto foi o único nessa carroceria na empresa, que além da exclusividade no chassi também tinha três portas (os demais tinham duas portas). Na grande renovação de 2008 o Alpha encerrou suas atividades, restando apenas fotos dele.
O Alpha nos seus últimos meses de operação, em agosto de 2008.



1996 - No mesmo ano a empresa inovou na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida com o 1215 e 1217, dois Torino GV com chassi Mercedes-Benz OF-1620 adaptados com elevador e pintura exclusiva na cor verde em toda carroceria, sendo a cor branca aplicada nos números e logotipos. No começo dos anos 2000 a dupla recebeu a pintura padrão da empresa e em 2007 foram aposentados, na época fazendo linhas do terminal TISAN (Santo Antônio).
1217 em seus últimos dias de operação, em dezembro de 2007.

ex-1217 atualmente na empresa Santo Inácio, de Barão/RS.
Foto: Carlos Oliveira Rauch/Ônibus Brasil

2002 - O Sistema Integrado de Transporte era preparado para entrar em operação e um novo padrão de ônibus surgia em Florianópolis: Carrocerias com 13,20 metros, câmbio automático e ar condicionado. Era assim o 1317, um Marcopolo Viale com chassi Mercedes-Benz O-500M, operando com ar condicionado até 2006, quando as empresas começaram a desligar o equipamento, justificado pelo alto custo operacional. Em 2014 com surgimento do Consórcio Fênix e da pintura padronizada o 1317 acaba entrando no padrão, no ano de 2015 e encerra suas atividades em janeiro de 2016.

2008 - No ano de 2007 a Canasvieiras começa a padronizar a frota com o Torino recém lançado numa grande renovação que se repetiu em 2008, iniciando no prefixo 1417 e terminando no 1459, sendo lotes distintos com chassi Mercedes-Benz e Volkswagen, incluindo articulados (1435/37). O 1417 é um Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1722 que começou a rodar em junho de 2008, ganhando a pintura municipal em 2015.

2011 - Seguindo com a renovação de frota, naquele ano a empresa adquire 12 novos Torinos (1483/1505), sendo o 1517 adquirido fora do lote principal, ficando após os Viale e Viale BRT articulados na sequência numérica da empresa, tendo também outra peculiaridade dos prefixos 17, quando foi o último chassi Mercedes-Benz OF-1722 adicionado na frota.


2016 - Neste ano entram em operação os últimos Torinos 2007 da empresa, de prefixos 11593 ao 11603 e também os Viales BRT de prefixos 11605/11615. Porém temos um filho único na frota, o 11617, Torino modelo 2014 com chassi Mercedes-Benz OF-1721L adquirido em lote único, tornando ainda mais interessante os prefixos 17 da empresa. 

2 comentários:

FTrack disse...

Muito interessante, parabéns pela pesquisa!

Luis Carlos Borgonovo disse...

o 1517 foi o primeiro com portas com acionamento eletrico e sistema antiesmagamento, instalado na propria empresa...