Como prometido, começo a divulgar parte do anuário do site, inciando pela parte dos urbanos da região de Florianópolis!
2013 foi um ano bem proveitoso para os usuários que puderam desfrutar de 67 novos carros nas empresas, quanto para elas mesmo, que puderam baixar a idade média da frota com tais renovações. Um detalhe a ser observado foi que em 2013 a entrada de articulados pro sistema teve ma participação de 17,91%, com novos e usados, bom sinal para os passageiros, que agora tem mais espaço em suas viagens cotidianas. Outro ponto a observar foi que no ano as empresas, das 67 unidades foram adquiridas apenas 2 usadas, no caso da Jotur, com articulados Volvo B10M, ex Curitiba.
Vamos ao que interessa, aos números e fotos!
Tabela 1 - Resumo de aquisições de 2013
Gráficos 1 e 2: participação nas renovações por modelo de ônibus e chassi.
Gráfico 1: Carroceria - como podemos observar, o Marcopolo Torino saiu em vantagem participando em 51,67% das renovações do ano, em segundo lugar o Apache Vip III, com 25%.
Gráfico 2: Chassis. O que já era esperado, o Mercedes-Benz OF-1721 ocupou uma fatia de 53,85% do mercado no ano, em segundo lugar veio o Volkswagen 17-230 OD, com 23,08. Para o segmento dos articulados o O-500 MA, da Mercedes-Benz teve boa participação, sendo 15,38% das renovações.
Gráfico 3 - Demonstrativo da participação dos encarroçadores - A Marcopolo, tradicional encarroçadora na região, teve seu ápice em Abril, quando emplacou 20 unidades, e em segundo lugar veio a Caio, com as 15 unidades para empresa Biguaç. Outras também tiveram sua participação - mesmo que tímida, nas aquisições por aqui, como Mascarello e Neobus.
Gráfico 4 - No que tange aos fabricantes de chassi por mês, como podemos observar, mais uma vez a Mercedes-Benz sai em disparada, com entradas nas frotas em quase todos os meses do ano.
O que podemos concluir é que em 2013, tivemos uma boa diversidade de carroceria, desde o conhecido Torino ao Gramnetro BRT, o lançamento, Caio Apache Vip III num chassi inédito com cambio automatizado - Volkawagen 17-230 OD e outros articulados com chassis Mercedes-Benz e Volvo, neste caso, usado.
Amanhã sai a segunda parte do Anuário, com quem deu adeus as frotas da região!
Aguardem!
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